A Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos (SEC) tem até 2 de julho para decidir sobre ETFs de altcoins, com analistas apontando alta probabilidade de aprovação para fundos de Solana (SOL), XRP e Dogecoin (DOGE).
Enquanto isso, gestoras como 21Shares e Canary Capital já avançam com pedidos para tokens como Sui (SUI) e Sei (SEI), antecipando-se ao veredito regulatório e impulsionando o preço dos tokens.
Com mais de 70 pedidos de ETF sobre a mesa, o novo presidente da SEC, Paul Atkins, terá semanas intensas de trabalho pela frente. Isso porque, grande parte das solicitações tem prazo final para análise no início de julho.
Caso a SEC não se manifeste até lá, os pedidos serão considerados aprovados por “default“, liberando a negociação dos fundos no mercado.
Probabilidades altas para ETFs de Altcoins
De acordo com Eric Balchunas, especialista em ETFs da Bloomberg, alguns fundos têm probabilidades maiores de receber o aval regulatório. Em um tweet na quarta-feira (30), ele compartilhou dados da Bloomberg Intelligence, revelando as chances de aprovação para cada ETF.
De acordo com o levantamento, os pedidos de ETF de Litecoin da Canary, Grayscale e Coinshares são os que têm mais chances de aprovação: 90%. Logo atrás, com 85% de aprovação, estão os pedidos de ETF de XRP. Realizaram pedidos desse tipo as gestoras Grayscale, VanEck, 21Shares, Canary, Bitwise e Franklin.
A chance dos fundos de HBAR – feitos pela Canary e Grayscale – e de Dogecoin – arquivados pela Grayscale, Bitwise e 21Shares, é de 80%. Enquanto os pedidos de ETF da Cardano da Grayscale, Polkadot da Grayscale e 21 Shares, e Avalanche da Grayscale e VanEck, tem 75% de aprovação.
Todos os olhos estão voltados para 2 de julho, prazo final para a SEC se pronunciar sobre os ETFs de cesta (que incluem múltiplas criptomoedas) apresentados por Grayscale, Bitwise e Franklin Templeton. Esses fundos também tem as maiores chances de aprovação, 90%, segundo a Bloomberg Intelligence. Uma decisão antecipada pode sinalizar o destino dos demais pedidos, cujos prazos se estendem até outubro.
Novos pedidos entrando
Enquanto o mercado aguarda a SEC, algumas gestoras já avançaram com novos pedidos. Na quarta-feira (30), por exemplo, a 21Shares solicitou um ETF atrelado a Sui (SUI), provocando alta de 7,5% no token. No mesmo dia, a Canary Capital entrou com pedido para um ETF de Sei (SEI), cujo token subiu 6%.
Se aprovados, esses ETFs de Altcoins podem trazer novos fluxos institucionais para o mercado de criptomoedas, especialmente em altcoins como XRP, SOL e DOGE. A postura mais aberta da SEC sob o comando de Atkins aumenta as expectativas, mas o dia 2 de julho será decisivo.
O post ETFs de Altcoins: XRP, Solana e Dogecoin têm mais de 80% de chances de aprovação, aponta Bloomberg apareceu primeiro em CriptoFacil.