A Tether anunciou nesta segunda-feira (5) seu passo mais ousado fora do universo das stablecoins: o lançamento do Tether AI, um sistema de inteligência artificial open-source com potencial para rodar em qualquer dispositivo e integrar pagamentos com criptomoedas. A informação foi divulgada pelo CEO da empresa, Paolo Ardoino, em uma postagem na rede X (antigo Twitter).
A proposta do Tether AI é ambiciosa. Trata-se de um runtime de IA completamente modular, sem pontos únicos de falha, sem necessidade de API keys e projetado para funcionar com o Wallet Development Kit (WDK) da Tether. Isso permitirá, por exemplo, que pagamentos com USDT e Bitcoin aconteçam de forma automatizada e segura por meio de agentes inteligentes descentralizados.
“O Tether AI permitirá a criação de uma rede ponto a ponto com bilhões de agentes de IA capazes de evoluir em qualquer hardware”, explicou Ardoino.
Segundo ele, a plataforma será totalmente aberta ao público, incentivando desenvolvedores do mundo inteiro a criarem soluções sobre essa base tecnológica.
Enquanto o mercado discute os riscos e vantagens da IA generativa, a Tether aposta na integração entre blockchain e inteligência artificial, especialmente em soluções que permitam interações financeiras autônomas. A iniciativa chega em um momento em que grandes empresas de cripto e tecnologia buscam explorar o uso de modelos de linguagem natural para automatizar decisões e transações financeiras.
- Leia também: Rekt entre as melhores memecoins da última semana
Tether se aventura em inteligência artificial
O novo sistema já conta com um site oficial, o Tether.ai, onde a empresa apresenta seus objetivos. A página indica que o projeto também poderá integrar o Keet, um app de comunicação descentralizado da Tether. Além disso, deve contar com outras ferramentas de dados em tempo real.
A movimentação da Tether no setor de IA não é nova. Em 2023, por exemplo, a empresa investiu em um dos maiores data centers da Alemanha, a Northern Data, e ampliou seu financiamento para US$ 610 milhões. Esses aportes demonstram o interesse estratégico da companhia em se posicionar como referência no cruzamento entre IA e criptoativos.
Desse modo, a integração com o WDK representa um marco para o uso prático da inteligência artificial nos pagamentos descentralizados. Na prática, desenvolvedores poderão programar agentes inteligentes que se comuniquem, analisem o mercado e realizem pagamentos cripto automaticamente.
Além disso, recentemente a empresa também anunciou outra iniciativa com o possível lançamento de uma stablecoin exclusiva para os EUA.
O post Tether anuncia solução com foco em Inteligência Artificial e pagamentos em cripto apareceu primeiro em CriptoFacil.